home > projetos > jornalismo

Documentário - Ruído Urbano

por Phellipe Gomes

ID do Projeto: JOR00022

Patrocinadores - Sua marca Aki Patrocinadores - Sua marca Aki Patrocinadores - Sua marca Aki Patrocinadores - Sua marca Aki Patrocinadores - Sua marca Aki

O documentário tem 28 minutos e aborda um pouco do mundo da pichação na cidade de São Paulo, que é considerada a Meca latino-americana da pichação. O objetivo não é defender e nem julgar esse tipo de intervenção, mais sim registrar e estudar esse movimento urbano.


A pichação é uma realidade que está presente no dia-a-dia de todo paulistano e em grandes centros urbanos do Brasil. Em São Paulo a pichação tem características que até hoje não foram registradas em nenhum outro lugar do mundo. Hoje picha-se com quase tudo, lápis, gis de cera, canetões, rolinhos, sprays e etc.

Apesar de serem  coisas distintas, seria muito difícil falar de pichação sem falar um pouco de grafitagem pois há uma relação muito grande entre elas. Não que isso seja uma regra, mas quase todo grafiteiro um dia já foi pichador e existem muitos grafiteiros que ainda são pichadores. Os dois são manifestos que podem ou não estar engajados em um contexto político, ou até mesmo artístico! Porque não?


A pichação é um ato que fere e incomoda visto aos olhos de quem não pratica e por isso o uso do termo "ruído" no título e na fotografia do documentário.

Procuro também mostrar que outras formas de expressão também se apropriam da cidade muitas vezes também de forma
ilícita, como adesivos, propagandas, lambe-lambes, plaquinhas de madeira e até mesmo propagandas políticas que ficam lá por mandatos e mandatos, sendo que as respostas que essas formas de expressão recebem da sociedade e até mesmo do estado acabam sendo muito menos energéticas e quase nunca violentas.

O documentário mescla trechos de entrevistas com alguns pichadores e cenas de pichadores em ação. Este trabalho foi realizado para a conclusão do curso de rádio e T.V. da Universidade Anhembi Morumbi, sendo produzido e filmado entre outubro e dezembro de 2010.

Preciso dessa colaboração para finalizar a edição de maneira comercial para distribuir e divulgar o trabalho no mercado especializado. Além disso, acredito que pessoas que terão acesso ao documentário conhecerão mais a realidade e o mundo dos pichadores, além do que os motiva a se expressar desta maneira.


Por se tratar de um projeto universitário não tive recursos para viabilizar a venda e divulgação deste projeto. Então conto com o seu empurrãozinho para que o meu projeto possa ser produzido e distribuído.

Agência de Internet PONTOCOM
fechar

Seu navegador está desatualizado!


Versões antigas e desatualizadas de navegadores têm problemas de segurança e não acompanham os novos padrões de desenvolvimento para a Internet.


Para saber mais sobre como atualizar o seu navegador por uma versão mais atualizada, clique em "Atualizar meu navegador".


Atualizar meu navegador!