Com o índice de desemprego no país registrando números assustadores, buscar por oportunidades em concursos é uma garantia de emprego, os trabalhadores concursados recebem benefícios e podem ficar tranquilos quanto ao tempo de serviço. Por isso, os profissionais da saúde devem estar atentos ao concurso SUS, esta que é a porta de entrada para atuar na principal rede do país. No artigo você encontra mais sobre o concurso SUS.
Sobre o SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, que abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do Brasil. Proporcionando o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação.
A atenção integral à saúde, e não somente os cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida. A rede que compõem o SUS é ampla e abrange tantas ações, como serviços de saúde.
Ela engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias e assistência farmacêutica.
Concurso SUS
Para o ano de ainda não foi divulgada oficialmente uma data para a abertura do concurso SUS, mas os interessados em fazer parte do corpo de funcionários devem estar atentos ao site do Ministério ou Secretaria da Saúde de seu estado e do SUS do seu município.
Na maioria das vezes é por lá que é divulgado o edital concurso SUS e todas as principais informações referentes a inscrição, número de vagas, local de prova e etc.
Não são só os profissionais da saúde que podem se inscrever para o concurso, em algumas situações e conforme a necessidade de cada unidade, são lançadas vagas para administradores, cotadores, secretários, agentes, recepcionistas e até mesmo cargos que exigem somente o ensino médio.
Lembrando que todas as informações referentes a esta distribuição de ofícios estará presente no edital!
Prova Concurso SUS
Quanto a prova concurso SUS ela é composta de questões objetivas de múltipla escolha, com assuntos referentes a disciplina de matemática, língua portuguesa, ciências biológicas, conhecimentos gerais e dependendo do cargo questões específicas.
Quem determina a composição da prova, formula as questões e trata dos assuntos referentes a aplicação da mesma, é uma empresa contratada pelo município/estado que presta este tipo de serviço.
Por isso, quando é divulgada a abertura do concurso SUS os interessados devem acessar o site desta empresa, pois é lá que estarão todas as informações, inclusive a maneira como deve ser feita a inscrição.
A prova acontece geralmente no município em que o candidato pretende atuar. O resultado concurso SUS fica disponível no site da empresa que promoveu o exame.
Inscrições Concurso SUS
Como já foi dito, ainda não houve uma divulgação oficial sobre o período de inscrições concurso SUS que atinja os interessados de forma nacional, mas cada região pode lançar a abertura deste processo seletivo conforme a necessidade de sua unidade.
Para concorrer a uma vaga no Sigtap SUS é necessário cumprir as seguintes exigências:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Ter idade mínima de 18 anos completos ou a completar até a data da contratação;
- Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, se do sexo masculino;
- Estar em situação regular com a Justiça Eleitoral;
- Ser possuidor de Cadastro de Pessoa Física (CPF) ativo e de Documento de Identidade (RG);
- Possuir escolaridade/pré-requisitos exigidos para o emprego;
- Não ter sido demitido por justa causa por ato de improbidade no serviço público ou exonerado a bem do serviço público mediante decisão transitada em julgado;
- Submeter-se, por ocasião da contratação, ao exame médico pré-admissional, de caráter eliminatório, para constatação de aptidão física e mental;
- Não receber proventos de aposentadoria ou remuneração de emprego ou função pública, ressalvados os empregos acumuláveis previstos na Constituição Federal;
- Não ser aposentado por invalidez e nem estar com idade de aposentadoria compulsória;
- Preencher as exigências do emprego segundo o que determina a Lei.
É necessário ainda, pagar uma taxa para realizar a inscrição, o valor é variado para cada região e cargo, podendo chegar até R$200,00. Somente com o pagamento desta taxa é que o candidato estará devidamente inscrito.
Trabalhar no SUS
Se a espera pelo concurso for demorada, existe um outro meio de buscar por uma vaga e trabalhar no SUS. No site da Secretaria de Saúde de cada estado fica disponível uma página para que o interessado cadastre o seu currículo e busque por oportunidades no SUS e nas suas variações.
Como exemplo, veja a forma de se cadastrar para atuar no estado de São Paulo.
- Acessar a página da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Saúde e clicar em ‘Inscrição’;
- Preencha todas as informações, e encaminhe o seu currículo;