Quem está pensando em começar uma graduação, já deve ter ouvido falar no SISU. Bem, esse é um dos programas proporcionados pela participação no Enem que garantem vagas nos mais diversos cursos. Mas será que existem restrições para aplicar para as bolsas? Leia o texto a seguir e saiba o que é preciso para se inscrever no SISU:
O SISU corresponde ao Sistema de Seleção Unificada e é destinado a distribuição de vagas para nível superior nas universidades públicas. Para a rede privada, o sistema utilizado é o Programa Universidade Para Todos (PROUNI).
Para conseguir entrar em uma instituição através do programa, o estudante deve cumprir com alguns requisitos. Além disso, é preciso que a sua nota alcançada no Exame Nacional do Ensino Médio seja superior a nota de corte do curso.
Vai se aplicar para uma bolsa através do SISU? Então continue lendo e veja quais as restrições para se inscrever no programa:
O que é preciso para se inscrever?
Participar do Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio padronizou a forma de ingresso em universidades públicas e privadas do país. O SISU é um dos sistemas oficias que distribui as vagas através do Enem e por isso, a participação na prova é imprescindível.
E não basta só participar! O estudante só pode se inscrever para a primeira entrada do SISU, tendo feito a última versão da prova do Enem, ou seja, a de 2019.
Possuir nota mínima
Como você pôde conferir, a participação na prova do Enem é fundamental, mas além disso, o estudante deve possuir nota mínima para se inscrever no sistema.
A inscrição do participante só pode ser efetuada se o mesmo tiver alcançado nota mínima de 450 pontos. Também é exigido que o candidato não tenha zerado a prova de redação.
Mesmo cumprindo esse requisito, não é garantia que o estudante vá conseguir a sua bolsa de estudos. Este ponto depende totalmente da nota de corte.
Cumprir com renda familiar
O sistema do SISU disponibiliza diferentes vagas para os estudantes, dependendo da categoria em que estão colocados. Quem vai usar o recurso socioeconômico deve estar atento!
Afinal, se declarar baixa renda o estudante precisará comprovar a declaração no momento de inscrição para a vaga. Isto caso ele seja selecionado para o curso.
Comprovar cota racial
Como dito acima, o SISU se divide em categorias para distribuir as bolsas. Uma destas é a cota racial destinadas aos candidatos negros, pardos e indígenas.
Uma porcentagem das bolsas é reservada para esses estudantes, que podem utilizar o recurso no momento de inscrição. Como a renda familiar, também pode ser necessário comprovar a declaração com a certidão de nascimento.