BlogAKI

Finaciamento Coletivo

04/07/2012 - 11h00

Seria o Crowdsourcing o segredo para inovações no Setor Público?

A Casa Branca realizou um evento para falar sobre concursos baseados em premiação e em como reconhecer exemplos bem-sucedidos que possam estimular a inovação no setor público. A ideia é simples. Se algum setor do Governo se deparar com um certo problema (tipo: “como arquivar todos esses dados?”), eles se viram para a população e pedem ajuda. Em troca, a pessoa que tiver contribuído com uma solução plausível ganha um prêmio, que geralmente é uma quantia em dinheiro.

A ideia de um sistema de governo perfeito é aquele em que as pessoas contribuem não só com impostos, mas também com soluções. Na prática, isso nunca funcionou, mas agora há o Crowdsourcing. Seria esta uma maneira de introduzir o Governo no século XXI?

O Escritório de Ciência e Tecnologia da Casa Branca parece achar que sim. Recentemente, eles realizaram um evento para falar sobre concursos baseados em premiação e em como reconhecer exemplos bem-sucedidos que possam estimular a inovação no setor público.

A ideia é simples. Se algum setor do Governo se deparar com um certo problema (tipo: “como arquivar todos esses dados?”), eles se viram para a população e pedem ajuda. Em troca, a pessoa que tiver contribuído com uma solução plausível ganha um prêmio, que geralmente é uma quantia em dinheiro.

“Acho que os prémios e concursos são uma ferramenta muito nova e interessante que o governo tem em seu “kit de ferramentas” para obter melhores resultados a um custo menor”, disse Todd Park, chefe do Escritório de Tecnologia da Casa Branca.

E você, também concorda que a Criação Colaborativa pode ser uma boa solução para o setor público? Compartilhe suas ideias!

Fonte: Mashable