Através deste “guia”, damos dicas de como montar e encaminhar seu projeto para o ComeçAki. As dicas a seguir têm a finalidade de ajudar você a ganhar credibilidade com o público e a potencializar a divulgação de seu projeto – e, é claro, a atingir seus objetivos!

1. O Projeto
2. O Vídeo
3. As Recompensas
4. O Período de Arrecadação
5. Dúvidas?

1. O Projeto

Aqui, é onde você deve explicar todo o seu projeto, afinal, ninguém sabe melhor sobre ele do que você!

Quem é você?
Conte sua história: quem é você ou sua equipe, o que você já fez e o que você faz atualmente. Mostrar quem você é e o que fez é importante para que as pessoas confiem em você.

Qual sua ideia?
Explique muito bem a sua ideia: 

 Por que você tomou essa iniciativa?
Seja bem claro sobre o que te motivou. 

 Qual é o objetivo?
É o objetivo do seu projeto, principalmente, que fará com que as pessoas simpatizem com sua causa e contribuam com ela. Portanto, explique seu projeto muito bem e procure mostrar qual a contribuição deste para a sociedade. Isso torna mais fácil sensibilizar futuros colaboradores de seu projeto. 

 Como você pretende realizar o projeto?
Você contrataria um arquiteto que não lhe explicasse de que forma será montada a sua casa? Raciocínio semelhante pode ser adotado por uma pessoa que queira contribuir com seu projeto. Por isso, explique, passo a passo, como você irá realizá-lo, quem estará envolvido, e apresente um cronograma estimado.

• Como você investirá o recurso que arrecadou?
As pessoas só investem em algo que lhes inspire confiança. Assim, apresente um breve orçamento, com os principais gastos de seu projeto. Tenha certeza dos valores exatos de cada tipo de custo, de acordo com seu planejamento, para garantir que você possa realizar o projeto com sucesso.

DICA: Peça o mínimo possível para a realização, aumentando a chance de sucesso na captação de recursos.
IMPORTANTE: Lembre-se sempre de incluir o custo das recompensas.

 Onde podemos saber mais sobre você e o seu projeto?
Você investiria em um projeto de alguém que não conhece?!
Nem as pessoas interessadas em seu projeto investiriam. Por isso, coloque, na página de seu perfil, links para endereços externos, tais como: páginas pessoais ou do projeto; perfis no Facebook, Twitter e outras mídias sociais bem conceituadas; blogs e sites com notícias e informações relacionadas ao seu projeto. Quanto mais as pessoas souberem sobre você, mais elas confiarão em você.

 Como você irá recompensar quem colaborou com o seu projeto?
Além da simpatia pela sua causa, é o interesse na recompensa que fará com que o público colabore com seu projeto. Procure apresentar recompensas únicas, diferenciadas, que façam o colaborador se sentir parte de algo maior.
O texto da coluna de recompensas não deve ser muito grande: um parágrafo de quatro ou cinco linhas já basta. 

DICA: Use possíveis perguntas e respostas frequentes sobre suas recompensas. Não exagere na quantidade de perguntas.

 

2. O Vídeo

O vídeo de apresentação é obrigatório. Ele é o grande diferencial da página do seu projeto.

Procure ser o mais objetivo possível, para que o vídeo não fique longo. Não passe de 4 minutos, para aumentar a chance das pessoas assistirem ao vídeo inteiro.

Apareça no vídeo de forma clara. Mostrar as pessoas envolvidas no projeto demonstra comprometimento, transmitindo mais credibilidade.

Seja criativo. No vídeo, apresente imagens e trechos de seu trabalho. Coloque depoimentos de pessoas que confiam nele. Tente chamar a atenção de quem assiste ao vídeo, o tempo todo.

Explique brevemente o conceito de financiamento coletivo – e como este funciona. Tenha em mente que muitas pessoas vão acessar o seu projeto sem conhecer o conceito de financiamento coletivo.

Tente gravar em um lugar silencioso ou faça uma boa edição do áudio, para que fique claro. Muitas pessoas não têm paciência de assistir a um vídeo quando o áudio está ruim. Tome muito cuidado.

Explique, de forma resumida, tudo o que descreveu no texto da página de projeto. Quem é você? Qual a sua idéia? O que te motivou? Como pretende fazer? Qual seu objetivo? Quando você pretende finalizar o projeto?

 

3. As Recompensas

Além da simpatia pela sua causa, é o interesse na recompensa que fará o público colaborar com seu projeto. Procure apresentar recompensas únicas, personalizadas, que façam o colaborador se sentir parte de algo importante.

Não ofereça muitas recompensas, para não confundir o colaborador. Seja objetivo, oferecendo poucas e bem definidas opções, facilitando a escolha.

DICA: ofereça, no máximo, 6 tipos de recompensa, bem diferentes entre si.

As recompensas devem ser apresentadas em textos curtos e diretos. Se precisar expor informações detalhadas sobre a recompensa, descreva-as no corpo do projeto.

DICA: se necessário, crie um texto de “perguntas frequentes”, com as prováveis dúvidas que podem surgir.

De novo: seja criativo. Valorize cada quantia de cada colaborador, oferecendo boas recompensas. Muitos irão colaborar por causa delas.

Quanto maior o valor da colaboração, mais personalizada a recompensa deve ser. Assim, seus colaboradores valorizam cada vez mais a participação na realização do projeto.

As recompensas-chave são aquelas representadas pelos valores entre R$15,00 e R$30,00. Muito provavelmente elas terão o maior índice de colaborações. Portanto, capriche bastante e desperte o interesse de seu público nessas recompensas.

 

4. O Período de Arrecadação

O período máximo para arrecadação é de 90 dias. Calcule o período de captação com base na quantia e na urgência necessárias. Cuidado para não estimar um período curto demais – lembrando que, evidentemente, projetos mais urgentes devem estimar um período mais curto, enquanto projetos que necessitem de uma quantia maior precisam de períodos mais longos.

 

5. Dúvidas? 

Entre em contato conosco, pelo nosso formulário ou, se precisar enviar anexos, pelo e-mail contato@comecaki.com.br.

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