BlogAKI

Finaciamento Coletivo

22/06/2012 - 11h00

Um app para você que gosta de dar uma de jornalista

Vyclone é um aplicativo gratuito para iOS que promete fazer com que você “registre a vida de todos os ângulos”. Ou seja, ele permite que os usuários colaborem a partir de lugares e perspectivas diferentes para a “cocriação, sincronização e compartilhamento de vídeos”.

Jornalismo colaborativo. Isso não é, assim, nenhuma novidade. Depois do surgimento do Twitter, todo mundo gosta de dar uma de jornalista e postar um “furo” no microblog. Mas falando sério, essa prática tem sido bem útil. Em 2011, os cidadãos do Oriente Médio tomaram uma iniciativa e criaram a plataforma Bambuser para informar o resto do mundo sobre eventos e posições que a mídia tradicional não mostrava. Agora, está surgindo um app para smartphone que vai facilitar a vida de quem gosta de se aventurar pelas águas do jornalismo amador.

Vyclone: ​​Vídeos das massas

Vyclone é um aplicativo gratuito para iOS que promete fazer com que você “registre a vida de todos os ângulos”. Ou seja, ele permite que os usuários colaborem a partir de lugares e perspectivas diferentes para a “cocriação, sincronização e compartilhamento de vídeos”.

Vamos supor que você está assistindo ao desfile de 7 de setembro em sua cidade. Você pode fazer um vídeo daquilo, e ele se junta aos outros vídeos de outras pessoas que estavam assistindo ao desfile de 7 setembro em suas respectivas cidades, abrangendo diferentes pontos de vista.

E assim, quando você manda um vídeo para a plataforma, você automaticamente concorda que o seu material pode ser editado e reproduzido para outras mídias, por qualquer pessoa. Isso quer dizer que, se por acaso, você vir seu vídeo no Jornal Nacional, não adianta reclamar direitos autorais. Jornalismo colaborativo é isso aí.

É importante frisar que o Vyclone só está disponível, por enquanto, no Reino Unido, mas já está sendo preparado um lançamento mundial. E para Android também.

Mas então… para quê os criadores acham que o aplicativo será usado?

“Nosso maior arrependimento é não termos lançado o Vyclone antes dos protestos árabes ou do Occupy Wall Street. Teria sido uma ferramenta muito poderosa para registrar o que estava realmente acontecendo “, diz o presidente-executivo David King Lassman Rei em entrevista ao The Guardian.

“Nós estamos convencidos de que o jornalismo colaborativo será o foco do produto. Mas a razão pela qual ainda não abrimos ao público é que as pessoas vão encontrar usos para o Vyclone que nós não poderíamos imaginar.”

Em outras palavras, o seu único limite é a imaginação. O jornalismo colaborativo é apenas um potencial de uso para o Vyclone.

E como isso afeta o futuro do Jornalismo?

Ah, está aí uma questão que vem gerando discussões. Se você se interessa pelo assunto, dê uma olhadinha aqui, em que falamos sobre como o crowdfunding está mudando o futuro do Jornalismo.

Fonte: Crowdsourcing.org

COMENTE AKI! (0)

Facebook

Tags

Finaciamento Coletivo

2019 - Começaki   |   Gestão: