BlogAKI

Finaciamento Coletivo

20/06/2012 - 11h00

Mais uma das “1001 utilidades” do crowdsourcing: slogans colaborativos

A Slingers Slogan é uma plataforma de crowdsourcing que oferece a seus usuários um serviço de slogans. Então assim, se você tem um novo produto e precisa criar um slogan para ele (tipo “Porque você merece”, “1001 utilidades” ou “Faz do leite uma alegria”), você não precisa recorrer a uma agência de publicidade. Segundo Rich Davis, fundador do Slingers Slogan, trabalhar com uma agência não garante que você vai conseguir o slogan adequado.

O crowdsourcing – ou criação colaborativa – não é nenhuma novidade, mas as pessoas estão usando esta ferramenta de formas cada vez mais inovadoras. Já ouvimos falar de plataformas de crowdsourcing para criação de logotipos e serviços de tradução, entre muitos outros. Agora, podemos acrescentar também a essa lista a criação de slogans.

A Slingers Slogan é uma plataforma de crowdsourcing que oferece a seus usuários um serviço de slogans. Então assim, se você tem um novo produto e precisa criar um slogan para ele (tipo “Porque você merece”, “1001 utilidades” ou “Faz do leite uma alegria”), você não precisa recorrer a uma agência de publicidade. Segundo Rich Davis, fundador do Slingers Slogan, trabalhar com uma agência não garante que você vai conseguir o slogan adequado.

Com essa nova plataforma, os usuários participam de uma espécie de concurso. O anunciante preenche um briefing com informações de sua empresa/produto, e os usuários podem enviar seus trabalhos. Cada concurso dura 7 dias e a recompensa é de $200.

Segundo Davis, os resultados têm tido amplo alcance, envolvendo usuários e empresas de várias partes do mundo. Uma das primeiras empresas a utilizar a plataforma era alemã, e o slogan vencedor veio de um australiano.

Mas esse tipo de crowdsourcing gera polêmicas, por isso é preciso saber usá-lo sem ferir a ética profissional. Por exemplo, se uma empresa faz uso dessa plataforma somente porque não quer pagar uma agência (com profissionais especializados nesse tipo de trabalho), pode ser um sinal de falta de profissionalismo. E se esse tipo de comportamento se espalha, o mercado se prostitui. Esta é uma observação que vale também para outras áreas, é claro, como Jornalismo, Arquitetura, Design, etc.

Fazer uso de uma plataforma de crowdsourcing para criar um slogan pode ser uma boa iniciativa para pequenos e novos empresários explorar suas opções e estabelecer uma marca antes de se envolver com uma grande agência de publicidade.

Fonte: Crowdsourcing.org