BlogAKI

Finaciamento Coletivo

22/11/2011 - 11h48

BlogAki Entrevista – projeto Roda de história, Cia. AURODA DA HISTÓRIA

Conheça a experiência do projeto já financiado “Roda de história – Cia. Aurora da história” no ComeçAki.

O projeto “Roda de história” promoveu rodas de história para alunos e comunidades das escolas públicas da cidade de São Paulo durante 4 finais de semana em 4 lugares diferentes da cidade. O projeto foi financiado por meio do ComeçAki e pôde proporcionar aos alunos uma nova visão de mundo e estimular o hábito de leitura.
Conheça a experiência das organizadoras do projeto, Bianca Lopresti e Isadora Carvalho.

Como é a experiência de participar de um projeto de financiamento coletivo (Crowdfunding)?

No Brasil é muito difícil conseguir verba suficiente para realizar projetos culturais. Não dispõem vagas para todos e as empresas privadas escolhem aqueles que irão trazer melhor benefício para sua empresa. Sendo assim, fica mais difícil de realizar qualquer movimento artístico.
A proposta do Comecaki é um movimento importante e democrático de proporcionar cultura para o país, pois cada indivíduo escolhe e ajuda os projetos dos quais valem a pena investir. Para nós da Cia. Aurora da História foi uma experiência gratificante, pois conseguimos realizá-lo com ajuda de quem acredita no projeto de incentivo a leitura para as crianças das escolas públicas.

Quais foram as dificuldades que vocês encontraram?

Muitas pessoas não estão acostumadas a comprar pela internet. Algumas têm medos ou acabam esquecendo. Tivemos que encontrar caminhos alternativos para essas que tinham vontade de ajudar.

 Como foi a repercussão disso? Surgiram outros negócios ou eventos por causa do projeto no ComeçAki?

 Foi ótimo! ONGs e algumas escolas entraram em contato através do que viram e leram no site.

Você sempre acreditou que seu projeto daria certo?

Sim, conhecemos muitas pessoas que assim como nós, acreditam na força do projeto. Mas nos surpreendemos ao descobrir colaboradores desconhecidos!

O quê você diria para alguém que está em dúvida sobre colocar ou não um projeto no ComeçAki?

Pensem no projeto com carinho e tendem sempre a pensar para si mesmo: “por que colocar?”; “Qual é a importância para você e para a população?”; “Você acredita que pode dar certo?”. Mais do que encontrar as respostas é encontrar a problematização desse projeto, que te levará mais adiante!