BlogAKI

Finaciamento Coletivo

24/06/2011 - 16h05

Nuvens de identidades

União em torno dos desafios e interação para enfrentá-los

Wellington Pereira*

Cada vez mais temos visto que o avanço da vida em sociedade, crescentemente urbana e globalizada, tem apresentado desafios diversos para todos nós que dela fazemos parte.

Dias atrás (na minha estreia no blog do ComeçAki), eu enfatizei que foi graças ao empreendedorismo de muitos que desafiaram o rompimento de pré-conceitos, de incertezas e medos acerca de resultados futuros que se tornou possível avançar. Certamente, muitos dos resultados provenientes desses avanços estiveram fortemente relacionados a retornos econômicos, o que também tornou possível estimular e apoiar mais movimentos a favor de projetos que desafiam o desconhecido.

Avanços e possibilidades

No entanto, os benefícios que a sociedade teve com todas as possibilidades geradas com os avanços foram muito mais que estritamente econômicos. Não cabe se alongar aqui mencionando os benefícios que todas as inovações já realizadas acrescentaram no que se refere a benefícios e facilidades à vida cotidiana das pessoas. Basta, você mesmo, olhar para o ambiente em que se encontra e procurar enumerá-las.

O ponto é que a iniciativa de alguns indivíduos em prol de sonhos e ideias que se transformaram em projetos, nem sempre com futuro clarividente, que permitiu contribuir para que uma parcela muito maior da sociedade pudesse, também, beneficiar-se.

União em prol de uma ideia

É importante registrar que a transformação de projetos em realidade, através da união de pessoas que acreditam na viabilidade de uma mesma ideia, é um movimento que tem se mostrado ser cada vez mais importante em nossa vida em sociedade. Sociedade essa em que se exigem respostas para os problemas de forma cada vez mais veloz, mas que, ao mesmo, tem mostrado que a união de forças em prol de um mesmo objetivo vem se tornando uma necessidade para tornar realidade metas e objetivos que afetam coletividades diversas, sejam elas empresas, grupos sociais, etc., enfim, agentes que possam ter alguma identificação.

teamwork

Seguindo o movimento de atuação ou arquiteturas em nuvem (cloud, do inglês), ouso afirmar que a dinâmica da sociedade do século XXI exigirá, crescentemente, a formação de “Nuvens de Identidades”, ou seja, articulações entre indivíduos que formem grupos pautados em princípios, ideais e projetos orientados por critérios que fazem que seus componentes e apoiadores se identifiquem, buscando atuar em conjunto; ao mesmo tempo em que atuam não restringindo outros grupos com posições diferentes das suas.

A atuação no âmbito do que chamo de “nuvens de identidades” permite tornar realidade sonhos, projetos que terão condição de satisfazer não somente ao que busca um único indivíduo ou agente, mas um grupo muito mais amplo de atores que estabeleceram seus movimentos com base em perspectivas e interesses convergentes.

mãos

Sem dúvida, o cenário atual no qual vivemos tem demonstrado as crescentes possibilidades de interação entre os indivíduos, ao mesmo tempo em que isso também tem contribuído para a crescente aceitação e adaptação a novas ideias, conceitos, perspectivas e objetivos em comum. Aceitar o novo e interagir com os agentes que compartilham de identidades similares, ao mesmo tempo em que isso não implica em qualquer animosidade ao que é diferente do que se busca ou acredita, é o caminho para o fortalecimento de um novo momento da vida em sociedade.

*Wellington Pereira é economista, professor de Desenvolvimento Econômico da UFPR

ComentAki!
Você já conhecia o conceito de “Nuvens de Identidades”? Se não conhecia, você acredita que fazer parte de um grupo com ideais e sonhos semelhantes aos seus pode tornar mais fácil a realização dos mesmos? Queremos saber a sua opinião. Comente! 🙂

COMENTE AKI! (0)

Facebook

Tags

Finaciamento Coletivo

2019 - Começaki   |   Gestão: