BlogAKI

Finaciamento Coletivo

10/05/2011 - 16h43

Marillion: financiamento coletivo desde ’97

Banda sucesso nos anos 80, arrecada 725 mil dólares em pré-encomendas do seu novo álbum.

 

A banda inglesa Marillion, sucesso nos anos 80, hoje é pouco conhecida do grande público. Porém, pode-se dizer que continua na ativa graças ao apoio dos fãs. Em 2008, o Marillion conseguiu arrecadar junto a eles 725 mil dólares em pré-encomendas do seu novo álbum, o duplo Happiness is the Road, o 15º da carreira da banda.

Em outubro de 2007, a banda lançou um apelo a seus seguidores, convidando-os a encomendar, antes do lançamento,  uma cópia de uma edição de luxo do CD duplo, que foi lançado sob a chancela da própria gravadora da banda (isso quer dizer que a banda detém todos os direitos sob as suas músicas). E tudo pelo atrativo  preço de de 29,99 libras.

Mais de 12 mil fãs atenderam ao pedido. Para incentivar as pessoas a contribuir, a banda prometeu mencionar o nome dos que encomendaram o CD na lista de créditos do álbum. A campanha envolveu também o sorteio de prêmios especiais, como visitas ao estúdio para acompanhar as sessões de gravação, excursão, com todas as despesas pagas, à convenção do Marillion na Holanda, telefonemas dos músicos, bilhetes para concertos e livres-trânsitos para os bastidores dos shows.

Essa não foi a primeira vez que o Marillion recorreu aos fãs para financiar seus projetos. Em 1997, o tecladista Mark Kelly publicou uma mensagem na Internet informando que a banda não tinha dinheiro para tocar ao vivo nos Estados Unidos. Então, os fãs decidiram unir esforços, e conseguiram arrecadar mais de 60 mil dólares. Graças a esse montante, a banda organizou a sua maior excursão em solo americano desde 1991.

Desde então, eles adotaram o método do financiamento coletivo, o que aconteceu também para financiar a gravação dos álbuns Anoraknophobia, de 2001, e Marbles, de 2004.