BlogAKI

Finaciamento Coletivo

19/04/2011 - 17h18

Fontes e mais fontes

Para você começar aki – e começar bem!

Como talvez já saiba, o ComeçAki é uma plataforma de crowdfunding ou financiamento coletivo. Esse formato de captação de recursos se baseia no princípio do crowdsourcing, em que a inteligência e o conhecimento propagados por usuários da internet são utilizados para desenvolvimento de novas tecnologias, criação de conteúdo e solução de problemas. A Wikipédia, por exemplo, é um ultra bem-sucedido caso de crowdsourcing.

Para você começar o seu projeto com o pé direito, nós vamos te dar mais do que uma mãozinha na arrecadação de fundos (com o perdão do trocadilho). Aqui no blog, vamos te manter informado(a) sobre sites e grupos em que você pode conseguir informações quentes e trocar ideias – tudo para o seu projeto sair da planilha, do power point ou daquele guardanapo da mesa de bar e ganhar vida! Olha só:

Você já tem um perfil no LinkedIn? Se não tem, é bom se agilizar! O LinkedIn é a maior rede online de contatos profissionais do mundo: são mais de 100 milhões de usuários em 200 países, três milhões deles apenas no Brasil. Nessa rede, você pode não só encontrar pessoas e empresas interessadas em colaborar com o seu projeto, como também trocar experiências sobre a arte de empreender. Entre os grupos de discussão sobre financiamento coletivo, há os gringos The Global Crowdsourcing Network e Crowd Funding Innovation, abertos apenas a usuários do LinkedIn. Quem sabe não vai ser você que abrirá o primeiro grupo de discussão sobre Financiamento Coletivo em Língua Portuguesa, hein?

Ah, os velhos e bons grupos de discussão… Ao contrário do que acontece no LinkedIn, no Google Groups já existe um movimento de brasileiros trocando experiências e divulgando novidades sobre financiamento coletivo. O Crowdfunding Brasil é o maior deles. Por enquanto, está um tanto focado em movimentos culturais; porém, é uma boa fonte de informação sobre o que rola no cenário nacional de financiamento coletivo – inclusive, com alertas sobre quem está se aproveitando disso para fins antiéticos… No Yahoo! Groups, ainda não há um grupo formado para discutir o tema. Vai lá e monta o seu!

Quando se pensa em empreender no Brasil, o SEBRAE continua sendo uma ótima fonte de informação e ferramentas. Uma das mais simpáticas é o Click Marketing, que apresenta o passo-a-passo de um planejamento de marketing “para dummies”. Com ele, você não só monta o seu plano, como pode acompanhar seu desenvolvimento – tudo online. E o que é melhor ainda: de graça!

Outra boa fonte de informação, principalmente para quem pensa em fazer do seu projeto uma empresa no futuro, é o Portal do Empreendedor, do Governo Federal. Tem até uma página de ajuda que é uma verdadeira agenda de contatos para quem deseja se aventurar num empreendimento.

Gostou? Então, passe sempre no BlogAki, pois vamos continuar garimpando fontes de consulta interessantes pra você.
E caso tenha alguma sugestão para compartilhar com outros criadores de projetos, a caixa de comentários é toda sua!

COMENTE AKI! (0)

Facebook

Tags

Finaciamento Coletivo

2019 - Começaki   |   Gestão: